Pesquisadores – Universidade Presbiteriana Mackenzie

João Leonel

Pesquisador líder

Possui graduação em Teologia – Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas-SP e em Letras – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo; mestrado em Ciências da Religião com concentração em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo; doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas; pós-doutorado em História da Leitura pelo Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É professor no Seminário Presbiteriano do Sul e na graduação e pós-graduação em Letras (onde trabalha na linha de pesquisa: literatura e discurso religioso), Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena o Núcleo Multidisciplinar de Estudos do Protestantismo (CNPq). Tem experiência nas áreas: a) Teoria literária: Estética da recepção e estudos da narrativa; b) História da leitura; c) Literatura brasileira: do descobrimento ao romantismo; d) Teologia: análise literária do Novo Testamento.

Cristhiano Motta Aguiar​

Professor colaborador do programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor dos cursos de Letras e Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012, foi pesquisador visitante no departamento de Spanish and Portuguese da University of California, Berkeley, através de uma bolsa de doutorado-sanduíche CAPES. Em 2013, participou como escritor-residente do British Centre for Literary Translation, na University of East Anglia, em 2013. Atualmente, é membro da Comissão para Promoção de Conteúdos em Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro) e está vinculado aos seguintes projetos de pesquisa: Romance brasileiro contemporâne; e Análise literária de narrativas: novas metodologias para o ensino da interpretação bíblica. Em 2017, publicou o livro: Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução (Editora Mackenzie) e em 2018 o livro de contos: Na outra margem, o Leviatã (Editora Lote 42). Interesses principais de pesquisa: a) narrativas contemporâneas; b) Narrativas de Fantasia e Ficção Científica; c) Relações intertextuais entre Literatura e Bíblia; d) Crítica Literária.

Jonathan Luís Hack

Professor do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Letras (Mackenzie, 2017), Mestre em Estudos Teológicos (Calvin Theological Seminary, 2008). Tradutor. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Pesquisadores Voluntários

Anderson de Oliveira Lima

Pesquisador e professor de literatura religiosa com especialidade em metodologias de interpretação bíblica. É doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2014), doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015), especialista em Bíblia (Lato Sensu em Tradição Profética) pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e bacharel em Música Erudita pela Universidade Cruzeiro do Sul (1999). Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e pós-doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018).

Larissa de Macedo Raymundo

Doutoranda do “Programa de Doctorado Español: Investigación Avanzada en Lengua y Literatura”, pela Universidad de Salamanca (Espanha), realizando pesquisas na área de Literatura Espanhola, com ênfase nas Literaturas Femininas Conventuais do século XVI e XVII. É Mestre em Ciências da Religião, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPG/CR), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, cuja dissertação (aprovada com distinção) tem como título “O conceito do amor de Deus em ‘Meditaciones sobre los Cantares’, de Santa Teresa de Jesus”. É graduada em Bacharelado em Letras – Edição, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e em Licenciatura em Letras, pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / IBILCE – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – campus de São José do Rio Preto. 

Francikley Vito

Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2015). Pós-graduando em Psicopedagogia no Processo de Ensino Aprendizagem. Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (2011) e graduação em Teologia pela Faculdade Evangélica de São Paulo – FAESP (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Língua Portuguesa e Técnicas de Redação e em Teologia. Desenvolve ainda trabalhos de edição e preparação de textos para publicação. É membro do NUMEP – Núcleo Multidisciplinar de Estudos do Protestantismo do CNPq e do Grupo Diálogos USP/CNPq.

Ricardo César Toniolo

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1998) e pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Possui mestrado em Teologia e Exegese do Antigo Testamento pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – IPM (2008). Mestre em letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Conceito CAPES 6). Professor da Especialização a Distância (Teologia Bíblica) do Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper (IPM) e da Faculdade Internacional de Teologia Reformada. Tem experiência na área de Teologia com ênfase em Antigo Testamento.

Wilson Bento

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas, SP. Mestrando em Teologia pela Universidade Livre de Amsterdã, Holanda.

Alunos – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leni Soares Vieira

Doutorado. Letras.

Possui graduação em letras pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1983); especialização em Tradução pela Universidade de São Paulo; especialização em Redação (News Writing) pela University of Washington. Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Leciona inglês há mais de trinta anos principalmente em empresas. Experiência em traduções e versões. Aulas de Português para estrangeiros.

Priscilla Cláudia Pavan de Freitas

Doutorado. Letras.

Licenciada em Letras: Português e Inglês; mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Gestão Escolar pela USP. Atualmente é professora do Colégio Civitatis e da Ong CIFA (Centro Inter-fé das Américas). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Redação para concursos e vestibulares.

Marcelo da Silva Figueiredo

Doutorado. Letras.

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) e em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2013); especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Universidade de São Paulo (2011) e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2013), e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Atualmente é Pesquisador Bolsista do Instituto Presbiteriano Mackenzie vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie em nível de doutorado.

Carlos Roberto Miranda

Mestrado. Letras.

Graduação em Direito, Fundação Karnig Bazarian – Itapetininga/SP; e em Teologia, Seminário Presbiteriano do Sul – Campinas/SP. Pós-Graduação (Lato sensu) em Direito Tributário pelo Instituto Luiz Flávio Gomes. 

Matheus de Siqueira Nunes

Graduação. Letras.

Letícia Prado Leporini

Graduação. Letras.

Mário Coutinho dos Santos

Graduação. Letras.

Receber Atualizações

Inscreva-se em nosso newslatter e receba em primeira mão nossas notícias e avisos de novas publicações.

Desenvolvido por: