A Bíblia e a literatura

A obra The Blackwell Companion to the Bible in English Literature, da editora Wiley-Blackwell, foi organizada por Rebecca Lemon, Emma Mason, Jonathan Roberts e Christopher Rowland e publicada em 2009. Esta enciclopédia reúne contribuições de diversos estudiosos acerca das referências à Bíblia em textos clássicos da literatura inglesa.

O capítulo inicial é muito interessante e apresenta uma visão panorâmica dos campos que lidam com a Bíblia, a religião e a literatura. Esse texto nos permite entender melhor a área “Bíblia e literatura”. Veja a introdução do capítulo:

“A Bíblia e a literatura” é um campo mais específico do que parece à primeira vista, e difere significativamente dos seguintes campos ostensivamente similares: (a) “literatura e teologia”; (b) “cristianismo e literatura”; (c) “religião e literatura”; e (d) “a Bíblia como literatura”. (LEMON et al., 2009, p. 3)

Outros dois capítulos introdutórios abordam a consideração da Bíblia como literatura e as abordagens literárias ao texto bíblico. É um livro bastante interessante para o estudioso do campo da interface entre a Bíblia e a literatura.

Para você mergulhar nesse campo, apresentamos a seguir a tradução do capítulo inicial da obra.  É só clicar no link e começar a ler. Bom proveito!

A Bíblia na literatura inglesa

Compartilhar no

Receber Atualizações

Inscreva-se em nosso newslatter e receba em primeira mão nossas notícias e avisos de novas publicações.

Desenvolvido por: